Ansiedade e burnout no ambiente de trabalho
A ansiedade no ambiente de trabalho é um problema comum que afeta muitos profissionais. A pressão para atingir metas, prazos apertados e a competição podem contribuir para o aumento da ansiedade. Além disso, o estresse e a sobrecarga de trabalho podem desencadear sintomas de burnout, como preocupação excessiva, irritabilidade, dificuldade de concentração e uma exaustão sem fim.
Imrões, esta que vos fala que já passou por isso e posso te garantir que o buraco é bem mais imagino do que sequer chegamos um dia a imaginar, até nos encontrar nessa situação. Me vi tomando ansiolíticos no horário de trabalho e, em contraponto, para bater metas, medicação de TDAH para acelerar. Nem preciso dizer o quanto isso me descompensou, né?
Todo o tempo, à época do diagnóstico, o que eu buscava era o descanso - o deitar na cama, tentar dormir, sentir o corpo tremer em ansiedade a qualquer sinal de barulho e, às vezes, conseguir cochilar -, as tarefas de casa ficavam à Deus dará! Do trabalho em si, precisei me afastar por ordens médicas, pois não mais conseguia executar qualquer função sem muito chorar e me sentir incapaz.
E falando em ordens médicas, bato sempre na tecla da terapia, sem ela seria impossível sair daquele momento tão delicado.
Segundo o Ministério da Saúde - porque aqui trabalhamos com fatos - alguns dos sintomas de burnout são: cansaço excessivo, físico e mental, dor de cabeça frequente, insônia, dificuldades de concentração, sentimento de insegurança, negatividade, sentimentos de incompetência, fadiga, isolamento, dores musculares, dentre outros.
Meu conselho é que tenhamos um olhar mais crítico, porém carinhoso para nós mesmos e saibamos reconhecer os sinais de ansiedade no ambiente de trabalho e buscar maneiras saudáveis de lidar com eles, tendo uma rotina prazerosa fora do trabalho, com atividades ao ar livre, hobbies e lazeres com pesoas que te apoiam.
Algumas dicas realmente eficazes já na identificação da ansiedade no trabalho, incluem a prática de exercícios físicos regulares, técnicas de respiração e relaxamento - pilates é incrível! -, estabelecimento de limites saudáveis de trabalho e busca de apoio emocional, seja por meio de um terapeuta - que é fundamental -, familiares, pareceiros ou amigos. Também é indispensável afastamento do trabalho por tempo a ser determinado pelo profissional de saúde responsável.
Além disso, as empresas também têm um papel importante em promover um ambiente de trabalho saudável e reduzir a ansiedade entre os funcionários. Isso pode ser feito por meio da implementação de políticas de bem-estar, programas de apoio emocional e ações que incentivem uma cultura de trabalho equilibrada e de apoio mútuo.
Esse tipo de política é fundamental para o bem-estar e a produtividade de todos os profissionais. Reconhecer a importância desse tema e buscar formas de enfrentá-lo de maneira saudável é essencial para promover um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso.
Talvez este seja um pensamento fantasioso para algumas empresas e companhias, mas sem o bem-estar do funcionário, não há que se falar em lucros e estratágeias de crescimento.
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