Importância do autocuidado - e alguns exemplos

 



Pode ser muito difícil nos tempos de hoje ter uma rotina de autocuidado. A correria do dia-a-dia, a preguiça, a ansiedade que nos assola cada vez mais e que nos faz apenas querer chegar em casa, após um dia exaustivo de trabalho, tomar um banho e dormir.

Isso aconteceu comigo por muitos tempo. O único cuidado que eu possuía, que na verdade era mais próxima a uma obrigação imposta pela profissão, era fazer a mesma maquiagem todas as manhãs - e eu nem gosto de maquiagem, portanto não era exatamente algo que me fazia feliz como autocuidado.

Então, resolvi sentar aqui com você e te contar o que é realmente um carinho para mim e como eu pratico, mesmo estando cansada as vezes - e o que eu ainda preciso praticar, mas ainda não consegui. Um pensamento que me ajuda é: eu mereço o melhor para mim e para o meu futuro.

Vou separar em quatro características: autocuidado físico, emocional, social e intelectual.

Bem-estar físico:

  1. dormir 08 horas por noite: mesmo que isso signifique que eu precisarei dormir no máximo às 22h todos os dias, vale à pena para o dia seguinte. ps: gosto de dormir umas 10h por noite rs.
  2. acordar cedo: levantar cedo para ter um tempo de qualidade para preparar e tomar o café da manhã que você mais gosta, fazendo uma coisa legal que, no meu caso é assistir a um episódio de série.
  3. alimentação: cortar porcarias da minha alimentação, diminuir o álcool e ingerir uma quantidade maior de água, me ajudou bastante na disposição, pele, peso e questões de intestino preso que, nós mulheres, costumamos ter.
  4. skincare e spa day: todos os dias lavo meu rosto com um sabonete apropriado, passo um creme que deu muito certo para minha pele - entre tentativas e erros - e hidratante labial sempre que necessário e é algo que não abro mão na minha rotina (posso fazer outro post sobre esses produtinhos). o spa day é algo que faço uma ou duas vezes na semana, quando tenho um pouco mais de tempo: banho longo, lavar e hidratar os cabelos com produtos apropriados, depilação completa e, acima de tudo, faço isso com calma, curtindo o processo, ouvindo músicas, às vezes uma luz baixa... ajuda muito a relaxar.
    Dicas de três baratinhos para cuidar da sua pele!
Emocional:

  1. diário: sei que nem todo mundo consegue, mas fazer um diário, anotar as coisas que estão pairando na minha mente (me perturbando), me ajuda muito na organização das ideias, se aquele pensamento tem alguma razão, se é um exagero, se o que está acontecendo está de acordo com o que sou, penso e quero para minha vida.
  2. terapia: o maior e melhor autocuidado do universo, na minha opinião de quem faz terapia há quase 07 anos. sei que tratamentos de saúde mental são pouco acessíveis, mas prometo fazer um post reunindo alguns lugares e terapeutas que trabalham com valor social.
  3. estar com quem você ama: por mais que às vezes tudo que possamos querer é ficar sozinhos, largados na cama, sair e estar com quem amamos recarrega nossa energia. pode ser necessário fazer um esforço para isso, mas te garanto, por experiência, que vale muito à pena.
  4. arrumar seu espaço: coloquei nessa categoria, porque quando o meu espaço está bagunçado, meu emocional também está e vice-versa. então, ao conseguir arrumar meu espaço externo, agrega paz ao interno.

Social

  1. limites: colocar lites em pessoas, atitudes e momentos pode ser desconfortável no início, mas falar o que você precisa e colocar limites para viver mais de acordo com você mesmo, trará conforto. a princípio as pessoas podem se afastar, porque você sempre se anulou para agradá-las, então os seus limites passam a ser desinteressantes para elas conviverem com você. mas aquelas pessoas que ficam porque te respeitam, são ouro.
  2. aprender a dizer não: muito parecido com limites, mas o dizer não apenas por dizer não, sem culpa, é libertador. pratique o "não respondi sua mensagem porque não estava em disposta", "não quero sair hoje, quero ficar em casa" ou "esse programa não combina com o momento que estou vivendo". mas não seja apenas uma metralhadora de nãos, sugira outras coisas que respeitem sua vontade e seus limites.
  3. ficar sozinho: isso aqui é necessário pelo menos uma vez na semana, se possível. um dia só para você: para fazer nada, fazer aquilo que você gosta, mas apenas aproveitar a sua companhia, aprender a se amar e a se realizar só. não somos boas companhias quando não sabemos viver sozinhos.
  4. sair sozinho: menines, que coisa mais gostosa que é ir ao shopping sozinho, tomar um café, ir à praia (eu moro em região de praia), fazer uma viagem curta ou longa, ir a um show daquela banda que só você gosta, enfim, novamente curtir a sua companhia fazendo coisas que você curte fazer e acontecer só.
Intelectual

  1. ler um livro: desde romances clichês até a filosofia, leia algo que te traga conforto ou que te faça aprender mais sobre a sociedade em si. se divertir ou adquiri conhecimentos é sempre válido.
  2. ter um hobby: descubra aquilo que você adora fazer, que você faça por você e mais ninguém. você não precisa executar perfeitamente ou monetizar o que você gosta. eu, por exemplo, adoro escrever, este é meu hobby e decidi não monetizá-lo e fazê-lo com o coração. para você pode ser gravar vídeos sem se levar à sério, praticar um esporte por prazer, seja um fotógrafo nada profissional, desde que você goste.
  3. veja série/filme, ouça música: não importa o gênero, apenas relaxe, faça sua pipoca, um exercício curtindo aquele momento de vídeo ou áudio - isso nos deixa vivos!
  4. aprenda algo novo: é tão legal aprender uma coisa nova - seja aprimorar seu hobby, sua leitura, aprender a cozinhar algo que você gosta, um curso, enfim, as possibilidades são infinitas!
E aí, gostou?
Faltou falar aqui da academia/exercício físico, mas ainda não pratico. Porém sabemos o quão importante é para o corpo, saúde e para a mente a prática dos exercícios.

Vamos tentar colocar algumas dessas coisinhas em prática?
Vamo que vamo!

You May Also Like

0 Comments