Pressão para ser produtivo




Ontem e hoje me peguei em uns dilemas:
Trabalhar e estudar ou não trabalhar e estudar?
Trabalhar e estudar em casa ou no co-working (indicação da Vanessa Lino)?
Fazer exercício ou relaxar e assistir a uma série?

Meu corpo tem acordado preguiçoso e sonolento. Parece que ele não entende que se a minha mente acorda às 6h da manhã, ele também precisa estar preparado para seguirmos juntos pelo dia. Dividi minha dúvida com meus seguimigos e todos eles me disseram que eu deveria respeitar a mim mesma e ao meu corpo.

Uma psicóloga da minha cidade (Teófilo Otoni), que já estudou comigo, a Loh, me disse que talvez fosse até mais produtivo levar um tempo maior para levantar e aí conseguir seguir com o meu dia, do que querer fazer tudo indisposta.

Ela usou a expressão
"... não é porque a sociedade impõe que acordar cedo é ser um ser produtivo, que você deve cumprir essa de tabela..."
Caramba, essa bateu forte. Sempre me senti inferior por não ser uma pessoa produtiva, por não conseguir acordar cedo, por não ter forças de fazer algumas coisas, de ficar o tempo todo deitada e sem visualizar dias melhores. Me sentia péssima por não estar na onda da produtividade e 5AM club.

Então eu resolvi ficar na cama, mexer no celular (um luxo que tenho me permitido pouco), cantar e dançar no meu quarto (obrigada à Nicole por ter me dito que isso poderia melhorar meu dia), tomei um banho frio (aqui no RJ a sensação térmica tá batendo até 55 graus Celsius). Deitei de novo, de pernas pro ar e aí me deu uma súbita vontade de sair de casa e de trabalhar no blog, então saí e estou em um escritório de co-working.

Foi quando parei de me pressionar e a querer passar por cima dos meus limites, que veio inspiração e vontade. Já assisti à oito aulas da pós, já escrevi textos, cumpri boa parte da minha agenda e decidi que hoje eu não vou me exercitar e meditar, nem bater as metas de calorias, atividade física e tempo em pé, que meu relógio me cobra todos os dias. Acho que por hoje, por ter começada tão pra baixo, está sendo um ótimo dia.

Lembre-se: se respeite e respeite seus limites.

You May Also Like

0 Comments