Como ter uma rotina de trabalho home office e separar a vida pessoal da profissional?




Há alguns anos o sistema de home office tem crescido mais e mais, tendo virado rotina em algumas empresas, por exemplo, trabalhar duas vezes por semana em casa, para gerar economia de gastos e, também, possibilitando o trabalhador a ficar mais proximo de sua família. 

Não podemos esquecer, porém, que também tem aumentado o número de pessoas que trabalham por conta própria, não abrem uma empresa, mas vivem de suas especialidades. São freelancer em escritas - e aqui se abre uma gama enorme -, formatação nas normas da ABNT, youtubers e pessoas que trabalham com internet em geral.


É muito difícil, com isso, conseguir conciliar rotina de casa e de trabalho. Constantemente as duas coisas se confundem. Mas, trabalhando nessa área h
á algum tempo, peço licença para lançar mão de algumas dicas.

1) Decida quantas horas por dia você vai trabalhar.
    04, 06 ou 08 horas? Tente não passar das 40 horas semanais.

2) Pense em um horário de trabalho.
    08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00? 07:00 às 11:00 e 12:00 às 16:00?  08:00 às 14:00? Lembre-se você faz seu horário como for melhor para você e sua rotina, portanto, nada impede que seu horário seja noturno, se for a essa hora que você se sinta mais criativo.

3) Faça coisas relacionadas ao trabalho (como imprimir algum trabalho das normas da ABNT) dentro do seu horário estipulado para o trabalho. Não use seus momentos de folga para isso.

4) Falando em momentos de folga, faça suas refeições, pelo menos as principais, com calma, em um lugar adequado, não em seu local de trabalho. Nada de comer em frente a máquina, isso pode vir a criar um a ansiedade entre pessoal e trabalho. Esse é um momento seu e deve ser prazeiroso. Aproveite o tempo com quem estiver em casa com você.

5) TENTE, sei que é difícil - já que eu mesma vim fazer este post na noite de um sábado -, esquecer os trabalhos nos fins de semana e saia para tomar aquela vitamina D, fazer uma caminhada e aproveitar com seus amigos e familiares.

Aproveite a bênção que pode ser trabalhar de casa e use seus days off com quem você mais aprecia e, entre uma coisa e outa, ver uma série, ler um livro, ouvir música.
Você consegue!

You May Also Like

0 Comments